- Área: 465000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton + Crow
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural da Juventude de Nanjing localiza-se às margens do rio Jiajiang em Hexi New Town, o mais novo e moderno distrito comercia da cidade de Nanjing (CBD). O projeto concebido pela equipe da Zaha Hadid Architects inclui um centro de conferências de 106.500 m2 e duas torres totalizando uma área de 258.500 m2, além de contar ainda com outros 100.000 m2 de áreas subterrâneas e uma praça central que marca o encontro do principal eixo do CBD com o rio que banha a cidade no leste da China.
O masterplan foi desenvolvido com o principal objetivo de conectar o mega edifício a área urbana de Hexi New Town e o parque à beira rio com suas paisagens rurais junto à Ilha de Jiangxinzhou, a qual pode ser acessada a partir de uma nova passarela.
O Centro Cultural da Juventude de Nanjing ocupa uma área total de 5,2 hectares com uma área construída de mais de 450.000 metros quadrados. A primeira torre, com 255 metros de altura, abriga um hotel quatro estrelas enquanto que a segunda, com 315 metros e 68 pavimentos assume a forma de um edifício de escritórios contando ainda com o já conhecido Jumeirah Hotel. Os dois arranha-céus nascem de uma estrutura horizontal comum em forma de pódio, o qual acolhe um complexo de uso misto de cinco pavimentos aonde está inserido o Centro Cultural da Juventude.
Organizado em torno de um pátio central, o Centro Cultural se define através de quatro elementos independentes (uma sala de conferências, um auditório, um hall multifuncional e um foyer). A medida que estes quatro edifícios ganham altura dentro do pódio, eles se fundem em um único elemento criando um espaço de uso comum, um jardim à céu aberto por onde os visitantes podem passear livremente. A sala de conferências tem capacidade para abrigar até 2.100 pessoas e possui uma estrutura de palco multifuncional, podendo ser adaptada tanto para conferências quanto para eventos culturais. O Auditório por sua vez conta com as mais avançadas tecnologias acústicas para a realização de shows, orquestras e concertos, podendo acomodar até 500 expectadores.
Despontando no skyline de Nanjing, as torres se apresentam como volumes fluidos e etéreos que parecem brotar da própria topografia do terreno. Este duplo arranha-céu materializa-se como um ícone, um marco que identifica a localização exata de Hexi New Town em um contexto urbano mais amplo. Contrastando com a verticalidade das torres, a horizontalidade da paisagem à beira rio parece fundir-se com o edifício através de sua linguagem arquitetônica orgânica e fluida.
Na interface entre o pódio e as torres do edifício, a fachada de vidro gradualmente vai se transformando em uma grade de painéis de fibra-concreto que estabelece uma aparência sólida e escultural; ressaltando o carácter dinâmico de suas formas e proporcionando enormes aberturas que iluminam os interiores do edifício.
Este projeto foi o primeiro edifício construído em duas direções simultâneas na China - começando no térreo e avançando ao mesmo tempo para cima e para baixo. Inaugurado em tempo recorde depois de apenas 34 meses de obra, os arquitetos da ZHA aplicaram todo seu conhecimento e experiência em tecnologia BIM (Building Information Modeling) e gestão de obras para reduzir ao máximo os trabalhos in-situ.
O Centro Cultural da Juventude, com seus 465.000 m2, foi inaugurado inicialmente para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Depois de completo, o Jumeirah Hotel Nanjing passou então a ocupar permanentemente a torre mais alta do conjunto. Uma dos mais reconhecidos hotéis de luxo do mundo, o Jumeirah Hotel é agora um dos principais destinos dos turistas que visitam a cidade de Nanjing.